Técnica – Retirar a tinta a uma miniatura

TÉCNICAS DE MODELISMO – Vou iniciar com este post algumas técnicas que utilizo para as minhas miniaturas, não sou um expert nem tenho a mania muito em voga atualmente neste País, que sei tudo, só sei que nada sei, mas com os muitos anos de modelismo e como a minha profissão tem algo a ver com este mundo vou escrevendo alguma coisa, principalmente com o intuito de ajudar e divulgar este excelente hobby. E para começar nada de melhor, e já aconteceu a muitos de certeza, como tirar a tinta a um modelo que foi construído já à uns anos, ou a pintura não correu como queríamos.

1 Eu uso o óleo hidráulico para travões, comprei já á muitos anos esta embalagem de 5L e tem sido excelente, mesmo não tendo já a agressividade de outros tempos, ainda decapa muito bem, convém utilizar sempre recipientes herméticos, eu utilizo um velho Tupperware e quando acabo a decapagem deito novamente para a embalagem original tendo o cuidado de o coar, para que não fique bocados de tinta e que vão deteriorando o óleo e por vezes pequenas peças que nos esquecemos de retirar ficam na rede do coador. Depois de a tinta estar solta, no caso dos esmaltes, ou nos acrílicos em que se tem que ir controlando para ver quando ela fica2 mole, lavo em água corrente com uma escova de dentes e um qualquer detergente granulado, OMO, VIM, etc, se no caso de ainda não ter saído a tinta toda, banho com ele novamente e nova esfrega até ter retirado toda a tinta. Quando estiver completamente decapado ponho num recipiente com água e detergente com amoníaco, para retirar toda a gordura, passa-se novamente por água corrente e depois de seco está pronto para umas valentes lixadelas e futura pintura.

Neste exemplo que aqui mostro, Lancia Delta, a pintura ficou uma grande m…. e como se vê a tinta saiu toda ao fim de 24horas, agora só falta mais um banho para retirar o primário e está pronta para uma nova vida.

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ATENÇÕES A TÊR:

1º – Não utilizar em kits ou peças de rezina ou nos vidros.

2ª – Não deixar demasiado tempo as miniaturas no óleo, porque altera a estrutura molecular do plástico e torna-se demasiado quebradiço.

3ª – Atenção ao manuseamento, porque o óleo hidráulico é muito tóxico e agressivo á saúde.

4º – Funciona melhor nas tintas esmalte, mas também me tenho dado bem nas tintas acrílicas.

5º – Se o modelo for antigo experimentar sempre com uma peça de menos importância, o óleo por vezes ataca alguns plásticos.

 

Espero ter ajudado e se alguma dúvida houver é só dizer

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